Depressão, quando a alma grita...

Olá mulheres super poderosas!!


Hoje trago esse tema, pela necessidade alarmante que ela veio até mim. Como vocês já sabem, sou enfermeira, nesta semana, eu e toda equipe, ao chegar para trabalhar fomos arrebatados pela triste notícia, que uma ex-colega nossa, tinha perdido a batalha para essa doença, que já se tornou o mal do século. 

Muito pouco se fala sobre saúde mental, há muitos paradigmas envolvendo esse tema, muito preconceito, mas nesse mundo corrido em que vivemos, temos sim que conversar sobre isso, e muito!!  Com esse tema, se tornando comum nas nossas rodas de conversas, aqueles que estão próximos de nós, poderão se sentir confortável em pedir ajuda e também para identificar quem precisa de ajuda. pois meio da correria, dos mil compromissos que temos a cumprir, vamos aos poucos sendo engolidos por essa doença silenciosa, que não escolhe classe social, raça, nem idade.

É muito comum, que quando falamos em depressão, nos vir a cabeça, uma pessoa triste, sem ânimo,desleixada, mas a depressão é muito mais que isso.. e nem sempre se apresenta de uma maneira tão explicita. 

No decorrer de nossa vida, passamos por momentos de tristeza, felicidade, dor, angustia, isso é comum... Mas temos que ficar atentos para alguns outros sintomas: Mudança repentina de humor, diminuição da energia, isolamento social. E algumas frases também são comuns: "Estou cansada(o) da vida", "Nada da certo para mim", "O que fui fazer da minha vida","Tenho vontade de sumir",“Eu preferia estar morto” “Eu não posso fazer nada” “Eu não aguento mais” “Eu sou um perdedor e um peso pros outros” “Os outros vão ser mais felizes sem mim” "Sou um peso na vida das pessoas", entre outras, por isso fique atento a qualquer sinal!!
Na depressão a pessoa é tomada por sentimentos, pensamentos, muitas vezes inexplicáveis, pois afinal, você tem tudo.. é muito difícil de falar ou explicar o motivo para aquele sentimento,por que na verdade não existe um motivo, e isso gera ainda mais ansiedade e frustração, piorando cada vez mais o quadro. Sempre digo, que só é possível entender o que sente, quem já sentido ou passado por essa situação.

No início, você não entende o que está acontecendo, é um misto de tristeza e alegria, medo e euforia, e acaba não dando bola, mas isso vai crescendo e, quando você percebe, já está tão grande, que o atropela..é uma ansiedade, uma dor que grita dentro de você desesperadamente, enquanto, por fora você está em silêncio, congelado, atônito. Dai em diante, a luta se torna constante entre você e a depressão. Uma luta que não dá para lutar sozinho. É preciso ajuda, muita ajuda, de quem ama você e de profissionais especializados.Vale ressaltar, que o caminho é lento, às vezes, a cada dois passos se regressa um. E por muitas vezes, é preciso criar máscaras, para sobreviver sem julgamentos, e simplesmente para ter coragem de levantar da cama, mas em algum momento, por mais doloroso que seja, temos que respirar fundo e encarar a realidade...

Lembrando que existe vários tipos de depressão, não existe um sintoma básico, apenas os mais comuns, mas ansiedade e tristeza sem explicação são os mais comuns.. Mas muitas vezes pode se esconder por trás de um sorriso...

Hoje escrevo sobre esse tema, como um desabafo e uma súplica para que as pessoas possam parar um minuto, se autoavaliar, e também observarem as pessoas em sua volta...
"Por favor, cuidem do amiguinho desanimado, da namorada que chora sem motivos, do filho que passa o dia todo no quarto, do sobrinho que não quer fazer nada e você julga como preguiça... Todo mundo tá enfrentando uma batalha interna todos os dias, nunca menospreze a dor do outro!"


Não tenha medo, não tenha vergonha, por mais difícil que hoje pareça neste momento, a vida vale a pena! E você, como eu, vai conseguir superar, e aprender a lidar com essa doença que vem ceifando cada dia mais vidas! Busque tratamento especializado, procure um psiquiatra, faça acompanhamento psicológico, isso é o primeiro passo, porém existes outros tratamentos alternativos, como a hipnose, acupuntura, micro fisioterapia, entre outros, que podem te auxiliar e ajudar a passar por esse momento, que vão te ajudar a identificar os fatores primordiais que colaboraram para desencadear a depressão, e também você vai aprender a lidar com a doença e as situações que vão lhe apresentar no decorrer da vida!


Gostou? Deixa sua curtida, nos segue aqui, no facebook e instagram! E não perca os próximo posts!!




Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou amar!!
Obrigada! Volte Sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

A delicia de ser você mesma!

Quebre o ciclo da auto sabotagem e seja feliz!

O Poder do AUTOCONHECIMENTO.