A urgência da dor emocional e a dor física

Olááá mulheres super poderosas!!

Mais um dia que se inicia, mais um tema para refletirmos...


Vamos falar sobre a dor... seja ela física ou emocional, dor é dor, e é sinônimo de sofrimento.


Aqui vamos tratar hoje, as dores com conotação psicológica, que tem origem no nosso

subconsciente, por alguma preocupação, fato ou trauma que nos tenha acontecido no passado, gerando assim, sofrimento, e uma dor física. 

Sim, isso é possível, como explica a psicóloga Rita Calegari:

 " Nosso corpo é um sistema único, a parte física e a emocional não estão desassociadas uma da outra, o que afeta o corpo mexe na emoção, e o que afera a emoção, mexe no corpo".
 Afinal, a dor tem a função de nos avisar que algo não vai bem, sem ela nos colocaríamos em risco facilmente, então veja a dor como uma amiga chata, que vem para lhe avisar que algo não está funcionando como deveria. 

Como identificar se minha dor é emocional??

Não é tão simples assim, o primeiro passo é investigar a origem da dor, um especialista, irá investigar, através de exames, sendo descartadas possibilidades até chegar ao diagnóstico, o que pode demorar um tempo, e ser desagradável, e até mesmo frustante.

Luh, mas como o meu emocional, pode influenciar no meu estado físico???

Bom, primeiramente, somos seres racionais, usamos nossa mente para exercer qualquer atividade, seja ela consciente ou inconsciente, desde um pequeno gesto de levantar um copo, ou até mesmo a nossa capacidade de respirar.
Ocorre que na presença do estresse, é produzido adrenalina, pois seu corpo entende que você precisa ficar em um estado de alerta, como se estivesse sob alguma ameça, os músculos ficam tensos, que por sua vez liberam cortisol na corrente sanguínea, aumentando os batimentos cardíacos, causando dor, e sensação de ansiedade, gerando assim, mais estresse, realizando dessa forma um ciclo dentro do nosso organismo. Essas dores aparecem principalmente, na região cervical, torácica e lombar, afetando assim a coluna e a sustentação do corpo, podendo causar tensão em outros músculos, como por exemplo o "psoas", que liga a coluna vertebral às pernas, que na medicina oriental é conhecido como músculo da alma. 
Conseguem perceber que nosso organismo funciona em perfeito equilíbrio, e que um simples acontecimento pode causar um efeito dominó dentro do nosso organismo?

A dor fala mais do que estamos vivenciando do que se imagina. Não se assuste se a causa da sua dor não for uma inflamação, ou lesão... Aqui vai algumas sugestões para você repensar, sobre a origem da sua dor e assim através da cura interior, se livrar da dor física.

Aprenda a escutar seu corpo e seja mais feliz!!

- Dores musculares: revela que a pessoa está com dificuldades em aceitar mudanças.Tensão, energia acumulada, tristeza, medo, raiva, conflitos internos. A pouca flexibilidade na vida pode ser prejudicial, procure se adaptar às novas situações.


- Dor de cabeça: A tensão provoca estresse. Procure relaxar e deixar a mente mais leve. Tensão emocional e muitas preocupações. Pessoas que pensam demais e realizam pouco. Amargura com alguma recordação de eventos passados, entre outros.

- Dor de garganta: esta é uma dor bem comum e pode ser o indicador de que você está com problemas de perdoar, seja os outros ou até a si mesmo(a). Reflita sobre o amor e a compaixão.

- Dor nos ombros: pode indicar uma sobrecarga emocional. Como se tentasse carregar o mundo nos seus ombros, então desacelere e relaxe, há coisas que simplesmente não estão sob nosso controle.Além disso, não acumule problemas, resolva-os.

- Dor de estômago: parece engraçado, mas é real. Se você não “digeriu” bem alguma situação ruim, pode ter dores no estômago.

- Dores na parte superior das costas: procure alguém para compartilhar os problemas e alegrias. Este pode ser o indício de que você precisa de apoio emocional. Ouse! Se não for possível, pelo menos trabalhe sua mente para se ver livre do que está pressionando.

- Dor na região lombar: pode ser sinal de falta de dinheiro ou de apoio emocional. Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, medo, insegurança. Seja otimista e reaja.

- Dor de cotovelo: outra parte do corpo que está bem relacionada à resistência a mudanças.

- Dor nos braços: é pesado carregar algo ou alguém com muita carga emocional.

- Dor nas mãos: mostra falta de conexão com as pessoas ao seu redor. Procure fazer novos amigos e estreitar os laços de amizade com os mais antigos.

- Dor nos quadris: se você anda com medo de agir, isso pode resultar em dor nos quadris. Está pensando em novas ideias? Posicione-se! Isso vai lhe dar grande alivio.

- Dor nas articulações: músculos e articulações são flexíveis. Seja como eles: procure novas experiências na vida – com responsabilidade.

- Dor nos joelhos: provavelmente seja o orgulho. Sabemos que não é fácil. No entanto, é necessário. Você é mortal, como todos os outros – não perca tempo e viva em amor.

- Dor que causa fadiga: viva novas experiências. Livre-se do tédio!

- Dores em várias partes do corpo: nosso corpo é formado por energi
a. Se você estiver uma pessoa muito negativa, vai sofrer dores e ter uma queda na imunidade. Cuidado!
                                                                                             (Fonte: ww.curapelanatureza.com.br)
 É no subconsciente que ficam guardadas as memórias do passado, e os planos que temos para o futuro, como se fosse um imenso arquivo. Nada escapa do nosso subconsciente! Ele é implacável, tudo registra, transformando em energia, seja positiva ou negativa!

Lembrando que se não devidamente tratado a pessoa pode desenvolver Fibromialgia, uma doença crônica, onde não há cura, apenas tratamento para alivio dos sintomas, é uma síndrome que não possui uma causa especifica, mas pode provocar fortes dores pelo corpo, durante muito tempo, sensibilizando as articulações, músculos e tendões.
Segundo o reumatologista Thiago Bitar do corpo clínico dos Hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, o que causa a fibromialgia são os estímulos captados e interpretados de uma maneira anômala pelo cérebro, ou seja, um simples abraço ou um aperto de mão mais forte pode desencadear essas dores.
Os sinais mais visíveis de quem possui essa síndrome são: dores generalizadas, espalhadas pelo corpo e articulações, podendo durar meses; fadiga e cansaço durante o dia; sono prejudicado, em alguns casos o paciente apresenta quadros de apneia ou insônia, problemas cognitivos e alteração da memória, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo difícil de ser realizado. Segundo o reumatologista Dr. Thiago Bitar em alguns casos a fibromialgia pode desencadear um fenômeno vascular chamado Raynaud, que causa alteração da cor das mãos e dos pés quando em situações de estresse ou baixas temperaturas.
O tratamento é a base de antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos e relaxante muscular. A prática de exercícios físicos, boa alimentação, hábitos saudáveis, boa qualidade do sono, fazem a diferença na qualidade de vida do paciente portador da fibromialgia.

Portanto, tome muito cuidado com seus pensamentos, eles podem te elevar, te conduzir até a felicidade, ou podem te envenenar!

Já parou para pensar? Você está sendo nutrido ou envenenado pelos seus pensamentos??? 


Gostou? Deixa sua curtida, nos segue aqui, no facebook e instagram! E não perca os próximo posts!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A delicia de ser você mesma!

Quebre o ciclo da auto sabotagem e seja feliz!

O Poder do AUTOCONHECIMENTO.